Pra você que é Mulher, síndica, esposa, mãe e dona de casa é bem complicado ir dormir todos os dias com a sensação de dever cumprido, de ter feito tudo que precisava ser feito, certo? Pergunta como eu sei disso?

A mulher moderna faz seu papel em casa e também se vira como pode pra contribuir em casa com o lado financeiro, por isso é necessário encontrar meios de facilitar o seu serviço diário em casa.

Tem dias que você olha para a casa e não sabe o que fazer primeiro. Principalmente para quem tem filhos e um marido que é outra criança (porque tem desses), então fica tudo fora do lugar: toalhas, lençóis, sapatos…. Colocar tudo isso no lugar, limpar, cozinhar, leva um tempão.

Pensando em como ajudar outras Síndicas a se organizar melhor com suas tarefas diárias fui conversar com uma colega minha que trabalha como HOME ORGANIZER. Peguei com ela algumas dicas interessantes que me ajudaram muito e queria compartilhar com você.

Nos quartos:

Quando pegar as roupas no varal já dobre todas e guarde em seus devidos lugares, separando apenas aquelas que precisam ser passadas;

Coloque os jogos de cama com todas as peças juntas. Exemplo: Abra o lençol na cama e por cima dele coloque o virol e as fronhas e dobre em 3 pelo cumprimento e depois enrole fazendo um canudo e assim coloque um em cima do outro em um espaço no guarda-roupas. Não se esqueça de separar os das camas de solteiro e os de casal;

Em outro espaço, faça o mesmo com as toalhas de banho e de rosto. Só isso já dá um visual muito bacana no guarda-roupas e, seu esposo encontrará tudo sem depender de você.

Nos banheiros:

Evite deixar o cesto de roupa suja no banheiro, pois pode atrair baratas e ainda pode gerar mau cheiro;

Após escovar os dentes, sempre limpe a pia, pois os resíduos de pasta de dentes secam e causam um ar desleixado ao seu banheiro.

Na cozinha:

Na hora da faxina: Uma dica de um desengordurante para cozinha, fogão e azulejos e um produto que te poupa esforço e tempo na lavagem do banheiro, (Veja X14) faz quase tudo por você;

Refeições semi-prontas: Quando comprar carne no açougue, já pede para cortar e separar em porções. No caso do Fígado, peça sem a pele. Em casa, (eu não gosto de guardar temperado porque o sal pega muito mais se quiser pode) e congele da semana toda. Faça o mesmo com o feijão. Quando tirar da geladeira para consumir é só temperar e ele fica delicioso como se estivesse feito na hora.

Compre o alho descascado e chegando em casa já faça o tempero e coloque em vidros e guarde na geladeira. Acrescente as ervas de sua preferência. Fica delicioso e muito mais saudável.

Dica importante: se quiser mais saúde em sua família aposente o micro-ondas. Ele é muito prático, mas eu abro mão porque já estudei muito sobre o assunto e realmente acredito que a facilidade que ele nos traz não vale a pena. O preço é muito alto.

Lista de compras: Parece óbvio, mas fazer a listagem com os produtos que faltam na dispensa é uma boa forma de se organizar. Meu esposo odeia receber uma mensagem minha dizendo: Amor, passa no mercadinho por favor! Traga ovos, leite, etc. Para evitar esse tipo de aborrecimento, que tal grudar a lista na geladeira, e assim que as coisas vão acabando ir anotando? Pode ser uma alternativa.

Ah! Não se esqueça que sua família vai consumir em casa o que você comprar, portanto, não inclua em sua lista coisas como: Biscoitos recheados, miojo, requeijão, margarina e refrigerante.

Espero ter contribuído para sua organização.

Um abraço,

Mailza Santos